Você está aqui: Página Inicial / Notícias

UFSCar realiza encontro sobre produção de ovinos

Tiago Santi publicado em 05-01-2018 - 13:00

No dia 9 de dezembro de 2017, ocorreu a 1ª Reunião Técnica da cadeia produtiva do cordeiro na região do Campus Lagoa do Sino da UFSCar. O evento teve como objetivo geral compreender a situação atual, os entraves e as oportunidades da produção de ovinos na região do Campus. O encontro foi organizado pelo Grupo de Estudo e Trabalho em Pecuária Ecológica da UFSCar (GTPEc), coordenado por Gustavo Fonseca de Almeida, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN). O evento teve também a colaboração de outros docentes, técnico-administrativos e estudantes do Campus Lagoa do Sino.

Participaram da Reunião produtores e outros interessados; representantes da cadeia produtiva, como a Aspaco (Associação Paulista de Criadores de Ovinos); empresas atuantes no varejo paulista e donos de açougues locais, além de representante do frigorífico CowPig, localizado no município de Boituva (SP). 

O evento teve início às 9 horas, com a apresentação dos convidados. Em seguida, os organizadores promoveram oficina em que os participantes do encontro foram divididos em quatro grupos para debater três temas relevantes, a partir da metodologia qualitativa conhecida como grupo focal. Os principais entraves para a produção da carne de cordeiro fizeram parte da primeira questão debatida. A segunda questão estava associada à difusão e à viabilização da cadeia produtiva no entorno do Campus Lagoa do Sino e, finalmente, os convidados debateram o papel da UFSCar no desenvolvimento do setor.

Como resultados do encontro, os principais entraves e as prioridades foram identificados. Todos os grupos veem a UFSCar como ator fundamental no desenvolvimento do setor pela promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esses resultados serão apresentados na segunda Reunião Técnica, prevista para ocorrer em fevereiro, no Campus Lagoa do Sino.

Mais Notícias