22/08/2018
Aula inaugural - Para uma reconstrução sociológica: W.E.B. Du Bois, Stuart Hall e a Barreira Racial Intelectual
A palestra "Para uma reconstrução sociológica: W.E.B. Du Bois, Stuart Hall e a Barreira Racial Intelectual" será proferida por Les Back, professor do Goldsmiths College da Universidade de Londres. A partir de uma discussão detalhada dos escritos do sociólogo e escritor afro-americano W.E.B. Du Bois e do teórico cultural pós-colonial Stuart Hall, bem como do diálogo desses teóricos com as obras de Max Weber e de C. Wright Mills, Back abordará a necessidade de uma profunda reconstrução da Sociologia, com ênfase nos modos como a disciplina cria discursos sobre o racismo e a própria sociedade. Les Back é Professor Titular no Departamento de Sociologia do Goldsmiths College, na Universidade de Londres, onde é também diretor do Centre for Urban and Community Research (CUCR). O evento se configura como a aula inaugural do segundo semestre de 2018 do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar e marca o início da programação de debates das Quartas Sociológicas. A palestra é aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia.
Local: Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar
Horário: 10:00
Realização: PPGS e do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Apoio: www.ppgs.ufscar.br